BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

15 de ago de 2011

PROJETO AMBIENTE E SAÚDE - 3º bimestre




Macro Projeto: RESGATANDO OS VALORES ATRAVÉS DA LEITURA E ESCRITA.

TEMA DO MICRO PROJETO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA:

O estudo do meio ambiente tem um contexto muito, amplo, englobando temas diversificados, cada um com suas peculiaridades. Porém são temas que possuem uma situação de interdependência, já que o estudo do meio ambiente se refere às relações entre os seres vivos. No entanto este tema se torna complexo e de uma difícil assimilação quando tentamos trabalhá-lo de forma global.
Entendemos que para haver esta assimilação é necessário partir de um estudo específico sobre determinado tema coerente com a realidade do educando. Neste caso sugerimos limitar ao âmbito escolar e familiar evidenciando cidadania como representação da saúde em respeito ao meio ambiente.
Abordar temas relacionados ao meio ambiente de forma globalizada e esperar dos educandos resultados positivos sem que estes vivenciem no seu cotidiano familiar e escolar é no mínimo incoerente.
É essencial a elaboração de um projeto que articule ações voltadas à realidade do aluno, onde ele possa ter oportunidade de conhecer, refletir, sensibilizar-se e atuar dentro do seu próprio ambiente. Começando no seu universo que é um tanto “limitado” em função de sua visão de mundo está perpassando por nível de aprendizagem que ainda restringe ao espaço em que vive o qual precisará vivenciar situações concretas para compreender os conhecimentos em estudo.
Compreendemos que de nada adianta abordarmos temas como aquecimento global, preservação dos recursos naturais... Sem partir de questões conhecidas e vivenciadas pelos alunos como: jogar papel no chão, cuidados de limpeza no dia-a-dia familiar, e escolar, desperdícios de água nas torneiras e bebedouros, cuidados com o corpo, doenças... Enfim, o grande desfio que a sociedade atualmente enfrenta em conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental, está inteiramente ligado à educação familiar e escolar. Onde, a família não trabalha o assunto com a preocupação específica com o meio ambiente. E a escola que geralmente enfatiza o tema num contexto muito amplo.

Nesse sentido, o tema do projeto será abordado com ênfase na saúde do ser humano, mantendo a preservação do Meio Ambiente, perpassando e ensinando naturalmente um valor importantíssimo que é a cidadania.

OBJETIVOS :

  • Conscientizar os alunos para direito à saúde, sensibilizando-os na busca permanentes da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas praticas para a promoção, proteção e recuperação da saúde e uma boa educação ambiental relacionando a saúde com o lixo, mostrar que não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
  • Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.

  • Possibilitar a garantia de uma aprendizagem afetiva, transformadora a fim de inovar e melhorar certas atitudes e hábitos higiênicos, mostrando a importância do bom senso em relação ao lixo, a água, ar, solo e todos os recursos naturais em sua volta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Sensibilizar a comunidade escolar em relação à Educação Ambiental e Saúde.

· Contextualizar as ações do cotidiano escolar com o tema do projeto.

· Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;

· Informar sobre a importância do destino do lixo respondendo as seguintes questões: O que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente? Quanto tempo a natureza leva para decompor alguns dos produtos?

· Informar sobre os prejuízos que o lixo pode causar se indevidamente administrado mostrando que pode produzir mau cheiro, fornecer a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo etc.

· Aquisição de conhecimento sobre a prevenção de doença através da reflexão e questionamentos sobre suas atitudes com o lixo e porque que os dois estão associados.

· Realizar palestras com os alunos sobre os benefícios da coleta e manipulação do lixo bem como explicar as disposição final dos resíduos sólidos.

· Confeccionar e apresentar materiais áudio visuais em sala de aula .

· Expor materiais artesanais confeccionados pelos alunos ou artesãs a partir do lixo reciclado.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Língua Portuguesa

1º ano

ALFABETO

Leitura interpretação e escrita

Segundo grupo de consoantes

(sílabas simples)

§ B,C,L,R,S,T

Formação de palavras

Formação de frases

Número de sílabas

Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro de fantoches

Gincana das palavras e frases

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema.

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto.

2º ano

ALFABETO

Segundo grupo de consoantes (sílabas simples)

§ C, F, N, T, D, S, J

§ LEITURA / INTERPRETAÇÃO E ESCRITA

Nome próprio e comum

Masculino e feminino

Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro de fantoches

Gincana das palavras e frases

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema.

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto.

3º ano

è Segundo grupo ortográfico (sílabas complexas)

AR, AN, AS, AL, AM, AZ,

S/Z.

§ LEITURA / INTERPRETAÇÃO E ESCRITA

Sinais de pontuação

( ! ? . _ : , )

Tipos de frases:

§ Afirmativas

§ Interrogativas

§ Exclamativas

Artigo (sem classificação)

Sinônimo e antônimo

Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro, dança, paródia...

Gincana

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema.

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto: palavras e significados,produção de frases...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Língua Portuguesa

4º ano

v Prática de Leitura.

v Ortografia: (durante o ano, de acorde com a necessidade da turma)

v Prática de produção textual:

- Descrição

- Diálogo

- Reprodução escrita de narrativas.

v Grau do substantivo: aumentativo e diminutivo.

v Adjetivos

v Pronomes pessoais do caso reto.

v Verbo (ação)

v Verbo – tempo (presente, passado e futuro).

v Pontuação .!?,-:;

- Gêneros indicados para leitura, compreensão, análise e interpretação: contos de suspense, conto popular, lendas, mitos, ironia ou humor, textos mitos (verbal e não verbal).

Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro, dança, paródia...

Olimpíada de Língua Portuguesa da escola: Elaborar exercícios envolvendo leitura e interpretação, marcar uma data e aplicar entre as turmas do 4º ano para escolha dos classificados.

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema. Resumo

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto: palavras e significados, gramática,produção de frases e textos...

Prática de leitura:

- Gêneros indicados para, compreensão, análise e
interpretação: contos populares, crônicas, lendas,
mitos, poemas, letras de músicas...

4ª série

v Superlativo: absoluto analítico e absoluto sintético.

v Terceiro grupo ortográfico: C, ç, SÇ, XC, S e Z final,
EM, M final, NS, consoantes opostos em relação à emissão sonora P/B, F/V, T/D, C/G, MAL, MAU...

v Pratica de produção textual:

- História em quadrinhos.

- Narração livre.

- Descrição de objetos, animais, pessoas e cenas.

v Pronomes: pessoais de caso reto/ oblíquo/ tratamento/ possessivo e demonstrativo.

v Pontuação.?!,;:-

Verbo (Conceito)

· Formas Nominais (Infinitivo, Gerúndio e Particípio)

Tempos Verbais (presente, pretérito e futuro)

Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro, dança, paródia...

Olimpíada de Língua Portuguesa da escola: Elaborar exercícios envolvendo leitura e interpretação, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 4ª série para escolha dos classificados.

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema. Resumo

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto: palavras e significados, gramática,produção de frases e textos...

Prática de leitura:

- Gêneros indicados para, compreensão, análise e
interpretação: contos populares, crônicas, lendas,
mitos, poemas, letras de músicas...

1ª etapa


Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro, dança, paródia...

Olimpíada de Língua Portuguesa da escola: Elaborar exercícios envolvendo leitura e interpretação, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 1ª etapa para escolha dos classificados.

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema. Resumo

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto: palavras e significados, gramática,produção de frases e textos...

Prática de leitura:

- Gêneros indicados para, compreensão, análise e
interpretação: contos populares, crônicas, lendas,
mitos, poemas, letras de músicas...

2ª etapa


Trabalhar através de textos relacionados com o tema do projeto.

Teatro, dança, paródia...

Olimpíada de Língua Portuguesa da escola: Elaborar exercícios envolvendo leitura e interpretação, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 1ª etapa para escolha dos classificados.

Representação com alunos e professores.

Músicas, histórias e filmes sobre o tema para ler, interpretar e escrever.

Produção de textos envolvendo o tema. Resumo

Trabalhar em alguns hinos brasileiros o tema do projeto: palavras e significados, gramática,produção de frases e textos...

Prática de leitura:

- Gêneros indicados para, compreensão, análise e
interpretação: contos populares, crônicas, lendas,
mitos, poemas, letras de músicas...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Matemática

1º ano

ý Dezena

ý Dúzia

ý Quantidade par e ímpar

ý Sequência numérica

Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

Situações matemática simples envolvendo o tema.

Gráficos e tabelas simples envolvendo o tema.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

2º ano

NÚMEROS E OPERAÇÕES

Æ Dúzia

Æ Numerais de 0 a 60 (leitura e escrita)

Æ Número par e ímpar

Æ Adição com dezenas sem reserva

Æ Subtração com dezenas sem recurso

Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

Situações matemática simples envolvendo o tema.

Gráficos e tabelas simples envolvendo o tema.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

3º ano

Æ Números romanos de I a XX

Æ Multiplicação sem reserva

Æ Dobro

Æ Triplo

Æ Divisão exata

Æ Metade

Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

Situações matemática envolvendo o tema.

Gráficos e tabelas envolvendo o tema.

Estatísticas e gincana para recolhimento do lixo.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Matemática

4º ano

Números racionais

· Números fracionários

· Representação fracionária

· Leitura de frações

Operações com frações

· Adição de fração com o mesmo denominador

· Subtração de fração com o mesmo denominador

Representação decimal

· Décimos

· Centésimos

Obs.: Trabalhar as (quatro) operações.

ü Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

ü Situações matemática envolvendo o tema.

ü Gráficos e tabelas envolvendo o tema.

ü Estatísticas e gincana para contagem,pesagem e recolhimento do lixo.

ü Olimpíada de Matemática da escola: Elaborar exercícios de raciocínio lógico, marcar uma data e aplicar entre as turmas do 4º ano para escolha dos classificados.

ü Jogos como: memória, dominó, sudoku...

4ª série

v Critérios de divisibilidade (por 2,3,5 e 10).

v Números primos (definição)

v M.M.C

v Números racionais (frações)

v Representação gráfica

v Leitura e escrita de frações.

v Frações de número.

v Operações com números fracionários (+,-).

v Geometria

v Tipos de: ângulos, polígonos (nomenclatura)

v Sólidos geométricos (identificação)

.

ü Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

ü Situações matemática envolvendo o tema.

ü Gráficos e tabelas envolvendo o tema.

ü Estatísticas e gincana para contagem,pesagem e recolhimento do lixo.

ü Olimpíada de Matemática da escola: Elaborar exercícios de raciocínio lógico, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 4ª série para escolha dos classificados.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

1ª etapa

.

ü Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

ü Situações matemática envolvendo o tema.

ü Gráficos e tabelas envolvendo o tema.

ü Estatísticas e gincana para contagem, pesagem e recolhimento do lixo.

ü Olimpíada de Matemática da escola: Elaborar exercícios de raciocínio lógico, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 1ª etapa para escolha dos classificados.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

2ª etapa


ü Reciclando material concreto para estudar matemática, explicando como é fácil reciclar.

ü Situações matemática envolvendo o tema.

ü Gráficos e tabelas envolvendo o tema.

ü Estatísticas e gincana para contagem, pesagem e recolhimento do lixo.

ü Olimpíada de Matemática da escola: Elaborar exercícios de raciocínio lógico, marcar uma data e aplicar entre as turmas da 1ª etapa para escolha dos classificados.

Jogos como: memória, dominó, sudoku...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Ciências

1º ano

ë Natureza

· Recursos naturais (sol, água...)

ë Seres vivos e não vivos.

Passeio pelo bairro e Parque ecológico, CPA...

Experiências envolvendo os recursos naturais.

Fotos, filmes, slides sobre seres vivos.

Teatros de fantoches.

Dramatizações.

2º ano

Æ Devastação da natureza

Ø Destruição da fauna e da flora.

Ø Poluição da água, do ar, e do solo.

Æ Plantas:

Ø Partes

Ø Funções

Ø Reprodução

Ø Utilidades

...

Passeio pelo bairro e Parque ecológico, CPA...

Experiências envolvendo os recursos naturais.

Fotos, filmes, slides sobre seres vivos.

Teatros de fantoches.

Dramatizações.

De onde vem a energia das plantas e dos seres humanos?

Plantio e distribuição de mudas.

3º ano

ý Recursos naturais (sol, solo, água, minerais, plantas,...)

ý Devastação da natureza

Ø Destruição da fauna e da flora.

Ø Poluição da água, do ar, do solo.

ý Preservação da natureza.

ý Plantas:

Ø Partes

Ø Funções

Ø Reprodução

Ø Utilidades

Passeio pelo bairro e Parque ecológico, CPA...

Experiências envolvendo os recursos naturais.

Fotos, filmes, slides sobre meio ambiente e saúde.

Dramatizações.

De onde vem a energia das plantas e dos seres humanos?

Plantio e distribuição de mudas.

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Ciências

4º ano

Descobrindo os animais

· Os animais e o ambiente

· Classificação dos animais

· Como os animais se reproduzem

Fotos, filmes, slides sobre meio ambiente e os animais.

Dramatizações.

Pedir para os alunos filmarem ou tirarem fotos de animais de diversas espécies para classificação, produção, apresentação em slides e etc.

4ª série

v Sistema digestório

v Sistema respiratório

v Sistema circulatório

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Fotos, filmes, slides...

Pedir para os alunos filmarem ou tirarem fotos de situações dentro da escola que envolva o uso dos nossos sistemas e fazer exposição em slides ou cartazes.

Fazer experiências usando os sistemas em estudo.

1ª etapa


Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Fotos, filmes, slides...

2ª etapa


Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Fotos, filmes, slides...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Ens. da História e Geografia

1º ano

ý Paisagem natural

ý Paisagem modificada

ý Meios de transporte

ý Trânsito

ó DATAS COMEMORATIVAS

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos, blitz educativa...

2º ano

è Paisagem natural

è Paisagem modificada

è Zona rural

è Zona urbana

¥ DATAS COMEMORATIVAS

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos, blitz educativa...

3º ano

ó Indústria

§ Matéria prima

§ Produtos naturais

§ Produtos industrializados

ó Comércio

ó Profissões

ó Datas comemorativas

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, blitz educativa...

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

DISCIPLINA

ANO/ SÉRIE/ETAPA

CONTÉUDOS

ESTRATÉGIAS

Ens. da História e Geografia

4º ano

GEOGRAFIA

ESTADO DO PARÁ:

· Relevo, Hidrografia, Litoral, Clima, vegetação;

· Extrativismo vegetal, animal e mineral;

ASPECTOSECONÔMICOS DO PARÁ:

Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio, Transporte e Turismo

HISTÓRIA

O ESTADO DO PARÁ:

· Histórico

· Cabanagem

· Adesão do Para à independência

· Capital ( Fundação de Belém)

· Atualidades ( economia, cultura e outros)

· Bandeira e Hino do Pará

· Datas comemorativas

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, exposição do tema através de paródias, danças, dramatizações e revisões com gincanas, seminários, fotos e cartazes.

4ª série

GEOGRAFIA

v Região Centro Oeste (noções)

v Região Sudeste (noções)

v Região Sul (noções)

HISTÓRIA

v Independência do Brasil

v Períodos Republicanos do Brasil (noções)

Cultura Afro – brasileiro (O negro na formação da sociedade brasileira, as contribuições do negro para a formação da diversidade cultural no Brasil) Consciência Negra

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, exposição do tema através de paródias, danças, dramatizações e, gincanas, seminários, fotos e cartazes, pesquisas...

1ª etapa


Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, exposição do tema através de paródias, danças, dramatizações e, gincanas, seminários, fotos e cartazes, pesquisas...

2ª etapa


Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, exposição do tema através de paródias, danças, dramatizações e, gincanas, seminários, fotos e cartazes, pesquisas....

BLOCOS DE CONTEÚDOS:

Os conteúdos de Educação Artística, Ensino Religioso, Língua Inglesa e Educação Física deverão ser contextualizados de acordo com o tema e ações do projeto. Lembrando:

Trabalhar os conteúdos relacionando sempre com a saúde e a importância da higiene ambiental.

Utilizar slides, filmes, histórias, músicas para explorar os temas sempre tendo como temática o desenvolvimento sustentável e saudável.

Para tanto vale explorar também os passeios, as conversas, os cartazes, fotos da família, jornais e revistas, panfletos, visitas a órgãos públicos e privados, exposição do tema através de paródias, danças, dramatizações e, gincanas, torneios, seminários, fotos, cartazes, pesquisas....


METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido através de ações articuladas no cronograma, com a participação da comunidade escolar e através de atividades planejadas para as turmas no semanário e/ou plano de curso entre os professores.

Através das ações e atividades os alunos deverão constantemente ser lembrados da preservação do ambiente em que convivem com outras pessoas, devendo assim dobrar sua atenção para sua própria saúde e das pessoas com as quais se relaciona. Assim espera-se que o educando crie hábitos de higiene, além de reconhecer na prática o que é cidadania, respeito e responsabilidade.

Algumas questões devem ser pesquisadas por alunos e professores para serem esclarecidas durante o projeto:

O que é desenvolvimento sustentável? Qual a relação com a nossa saúde? Qual o significado dos três RRR? ( Redução? Reutilização? Reciclagem?) O que é conscientizar? O que é sensibilizar?

SUGESTÕES:
• Textos informativos de jornais, revistas e folders
• Visualização de vídeos em DVD, data show sobre o tema
• Elaborar com os alunos os combinados de lixo para serem fixados no mural da escola.
• Rodinha de conversas sobre a importância de uma boa educação higiene e destino do lixo em nossa vida.
• Seleção de lixos que podem ser reaproveitados para a confecção de materiais que podem ser utilizados no dia-a-dia
• Musicas relacionada ao tema e apresentações de coreografias ou dramatizações.
• Mostrar aos alunos os tambores de lixo e usar técnicas de memorização das cores dos mesmos explicando porque existem diferenças entre o lixo papel, plástico, orgânico etc.
• Elaboração de cartazes sobre o tema, incluindo educação e higiene.

Gincanas de conhecimento gerais.

Passeio no parque ecológico, CPA, Órgãos e instituições.

FLEXIBILIZAÇÃO
Para trabalhar a com alunos com deficiência auditiva (com compreensão inicial de Libras e em processo de alfabetização), oriente-os individualmente, explicando em detalhes como será cada etapa da atividade. Ao falar para o grupo, dirija-se ao aluno com deficiência e estimule sua leitura orofacial.
Amplie o repertório do aluno sobre o tema, encaminhando leituras e atividades como lição de casa.
Estimule a participação do aluno com deficiência fazendo perguntas dirigidas apenas a ele e peça que socialize suas ideias com o grupo.
Na avaliação, combine antecipadamente com o aluno como será sua participação Nas ações ou culminância do projeto. Caso sua comunicação com o público seja limitada, ele pode se sentir mais representado pelos registros em cartazes ou vídeos feitos com o grupo.


.AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita ao decorrer der cada ação, com a participação de cada um.

Através da observação, da conversa informal e das atividades sistematizadas, respeitando limites e peculiaridades de cada um.

A avaliação se dará continuamente durante e após o desenvolvimento das atividades enfatizando principalmente as atitudes dos alunos, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com o tema do projeto, contextualizando assim como o cotidiano escolar.

A equipe poderá no decorrer do projeto avaliar ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.


CRONOGRAMA:

O QUÊ?

QUANDO?

COMO?

QUEM?

LANÇAMENTO DO PROJETO SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Semana do Folclore

22/08 à 26/08

ÿ Semana folclórica:

· Durante a semana as turmas deverão produzir e estudar sobre o folclore brasileiro. Na sexta feira fazer exposição dos trabalhos:

· Os professores apresentarão um teatro com personagens folclóricas, enfatizando o tema do projeto.

· Concurso de talento: Cada turma apresentará um cantor cantando uma paródia de uma música regional sobre o tema. A melhor será explorada durante o projeto.

· 1º ano à 4ª série: Deverá expor um jogo confeccionado com sucata sobre temas folclóricos: lendas, adivinhas, parlenda, trava-língua, brincadeiras...

· 1ª e 2ª etapa/projovem: Deverão distribuir mudas de plantas medicinais em copinho descartáveis com o nome do projeto. Além de expor receitas de chás.

· COMIDAS:

· 1º ano à 4ª série: Bolos regionais e refrigerantes.

· 1ª e 2ª etapa/projovem: Vatapá

  • Professores, alunos e toda equipe.

Æ SEMANA DA PÁTRIA

29/08 a 05/09

  • Cantar os hinos e hastear as bandeiras,
  • Confecção de bandeira do Brasil, mapas de diversos materiais para expor na escola durante a semana.
  • Trabalhar o tema do desfile com os alunos.
  • Desfile escolar.
  • Toda equipe
  • Alunos

Æ CULMINÂNCIA DO PROJETO.

OLIMPÍADA CIDADÃ.

19/09 a 23/09

  • A escola deverá ser dividida em duas grandes equipes, caracterizada e organizada.
  • Durante a semana será aplicada uma prova de conhecimentos gerais envolvendo temas do projeto em contexto com a leitura, interpretação e raciocínio lógico.
  • No dia 23/09 convidar uma fanfarra a se juntar com a da escola para que todos os alunos possam fazer parte de um momento cívico marcante na escola.
  • Exposição dos materiais confeccionados pelos alunos e professores durante o projeto e desfile escolar.
  • Concurso de confecção de faixas, torneio esportivo, poesia, dança, melhor torcida, grito de guerra, arrecadação de produtos de limpeza e grupo que mais trazer pais para escola nesse dia.
  • Divulgar o resultado das turmas, premiando os primeiros colocados.
  • Vendas de lanche.

Comunidade Escolar e convidados



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila