BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

26 de ago de 2011

A MAGIA DA COMUNICAÇÃO

O texto abaixo é um trecho do livro A Magia da Comunicação do Dr. Lair Ribeiro, nos mostra como podemos identificar três tipos de linguagens nos nossos alunos e pessoas do nosso convívio. A descoberta nos beneficiará na comunicação com os mesmos. Porém o ideal é que busquemos as três linguagens simultâneamente.Vejamos

..."Aos primeiros acordes do show, a galera vibra. Amplificadores inundam todo espaço com um som contagiante e vigoroso.
Canhões de luz enchem o palco de cores alucinantes. Holofotes percorrem a plateia e raios laser holografam desenhos no céu. Com explosões de fogos de artifício, o superstar surge em grande estilo. Close do artista e efeitos especiais de videoclipe completam a cena em telões espalhados pela plateia. Público em delírio grita o nome do astro enquanto ele começa a dançar freneticamente com seu grupo de dançarinos, vestidos com cores reluzentes.
O principal segredo do sucesso de espetáculos como esse é sensibilizar o público por meio de três linguagens simultâneamente.
VISUAL- ( as luzes,as cores, a grafia)
AUDITIVA - ( a música, o ritmo, os instrumentos, o aparato de som)
CINESTÉSICA - ( o movimento, a coreografia, os gestos do artista)
Se você já foi a algum show desse tipo, sabe os efeitos que esses ingredientes provocam quando se juntam. Vendo, ouvindo e sentindo, as pessoas se empolgam e ficam inteiramente envolvidas.

PROFESSORES "POLIGLOTA"

Isso não acontece somente em shows de músicas, é claro. Garanto que todo dia você vive situações assim, em os diferentes canais da comunicação entre você e o o mundo são estimulados.
Até mesmo na sala de aula, por exemplo. Os melhores professores são aqueles que usam as três linguagens na comunicação com os alunos. São poliglota em matéria de canais da percepção.
Alguns alunos da turma são cinestésicos. Se ligam principalmente no movimento e nas sensações do corpo. Para estes, o professor anda pela sala, faz com que eles participem...
Outros alunos são auditivos. Para estes, o professor fala variando o tom de voz. Baixo, alto, grave, agudo, suave, enfático...
Outros são visuais. Para estes, ele desenha no quadro, apresenta slides, gesticula, muda de posição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila