BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

21 de jul de 2010

UM PLANO PARA AVANÇAR A EDUCAÇÃO

O trabalho com projetos é uma forma de sistematizar as atividades dentro das escolas, e é um dos avanços em que aos poucos as escolas estão entendendo a importancia de saber se organizar na sua política como um todo, porém sendo realista, sei que está longe de ser a solução para todos os problemas da educação.
De acordo com a revista Veja de 30 de junho ( reportagem de Roberta de Abreu Lima) o debate sobre os rumos da educação no Brasil costuma ser excessivamente teórico e, não raro, tomado por propostas mirabolantes. Daí a relevância de uma iniciativa que acaba de reunir 80 especialistas da área para conceber um documento com ideias bastante objetivas e sem ideologias para promover avanços no ensino brasileiro. O conjunto de propostas será entregue aos 3 principais candidatos à presidência: Dilma, Serra e Marina. Em resumo temos as seguintes propostas:

  • CRIAR A LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL- Ao prestarem contas ao MEC sobre verbas federais, as secretarias passariam a ser punidas nos casos do mau uso do dinheiro.


  • ELABORAR UM CURRICULO NACIONAL UNIFICADO- O MEC fornece linhas gerais do que deve ser ensinado, mas até hoje não dispõe de um currículo básico especificando claramente o que é esperado da criança em cada ano escolar.



  • FLEXIBILIZAR O ENSINO MÉDIO- O objetivo é reduzir o número de disciplinas para no máximo dois terços do atual currículo, deixando a outra parte para que o aluno eleja sua própria grade de matérias de acordo com a área em que pretende se especializar mais tarde.


  • DAR AUTONOMIA AOS DIRETORES- O MEC deve incentivar as secretarias a conferir mais poder aos diretores como por exemplo escolha de seu quadro funcional e eventual demissão de professores.


  • OFERECER FORMAÇÃO PRÁTICA AOS PROFESSORES- A ideia central é finalmente formar em carater obrigatório os professores com uma visão mais realista da sala de aula. Hoje, não mais que 20% das disciplinas nas escolas de pedagogia são dedicadas as metodologias de ensino.

  • PREMIAR BONS MESTRES- A proposta é universalizar nas escolas um sistema baseado na meritocracia.Através de avaliações oficiais e destacando talento...Claro incentivo financeiro.

  • AMPLIAR A JORNADA ESCOLAR- A ideia é que o MEC apoie financeiramente estados e municípios para garantir aos alunos pelo menos uma hora a mais por dia na escola.

3 comentários:

  1. gostei desse projeto, seu comportamento faz a diferença, preciso de uma dica de atividade para u desenvolver dentro de uma oficina de pintura, na igreja metodista, projeto maos que abençoam? e mail wb.soares@bol.com.br, estudo 8º período de pedagogia cederj- polo itaperuna

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, adorei seu trabalho...gostaria muito que vc me ajudasse pelo que deu para perceber vc se formou pela uniasselvi, pois eu comecei agora também e não consigo entender como fazer a prática.Você teve esse tipo de trabalho? tem um modelo para me ajudar??
    Desde já agradeço e parabéns!
    marianeacqua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de ajudar, porém, mesmo sendo um clichê: Meu tempo é curto!
    Obrigada pelos elogios...BJOS

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila