BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

10 de jun de 2010

PROJETO: Desenvolvendo Habilidades



PROJETO: Desenvolvendo Habilidades
PÚBLICO ALVO: Turmas para alfabetização
JUSTIFICATIVA:
O desenvolvimento de habilidades psicomotoras e das percepções visuais e auditivas é indispensável para ingressar o educando no processo da leitura e escrita e dos conceitos a serem trabalhado nas séries iniciais.
Nossos alunos demonstram grandes dificuldades nesses aspectos, mesmos os que cursaram a pré-escola, não reconhecendo letras, números e palavras.
OBJETIVOS:
Possibilitar a aprendizagem dos alunos desenvolvendo habilidades essenciais ao ingresso no mundo da leitura.
Estimular a criatividade aliada às habilidades básicas das crianças através de atividades artísticas.
Incentivar o desenvolvimento das habilidades utilizando o reconhecimento de letras, números, cores e forma.
LANÇAMENTO: Teatrinho das vogais (professores), músicas para trabalhar esquema corporal no pátio.
DESENVOLVIMENTO:
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
LINHAS: (Dependendo da turma trabalhar uma por dia)
SEQUENCIA: RETA, CURVADA, ONDINHA E QUEBRADA.
1º CAMINHAR POR CIMA DA LINHA
2º FAZER NA LOUSA PARA CRIANÇAR PASSAR O DEDO E COBRIR COM GIZ.
3º DESENHAR NO CHÃO OU PAPAEL COM TINTA, GIZ, LÁPIS...
4º ATIVIDADE MIMEOGRAFADA PARA COBRIR E FAZER SOZINHO.
ALFABETO: (Seguir a seqüência de ativ. das linhas) A cada dois dias trabalhar 2 letras relacionando ao nome próprio, objetos e acontecimento do seu convívio. Revisar todos os dias, alguns alunos demoram a assimilar e quando aprendem é de uma só vez. Outros demoram anos...
Outras sugestões: massinha, enfiagem, perfuragem, recorte utilizando o alfabeto.
Cartazes, palavras retiradas de historinhas e personagens.
Recorte e pesquisa em livros, letra inicial e final do nome.
Fichas, jogo da memória, bingo, dominó.Ativ. para diferenciar letras, números e figuras.
Formar letras com o próprio corpo, cordas, barbantes, andar por cima.
ATIVIDADES RÍTMICAS: Músicas: cantar, bater palmas, pé, exercício nos dedinhos.
Movimentar todas as partes do corpo ao som de música ou comando de uma brincadeira.
Relaxamento ou aquecimento (esticar braços, pernas, mãos...)
PERCEPÇÃO VISUAL
Cartazes com figuras para dinâmica da boa memória. Análise e síntese, figura- fundo, jogos dos erros, jogo da memória (formas, números, letras, figuras...) quebra cabeça.
PERCEPÇÃO AUDITIVA
Trabalhar os sons do ambiente (palmas, gritos, vozes de pessoas e animais, instrumentos...)
(Trabalhar com o nome do aluno e outras palavras: letra inicial, final, som que cada letra faz...)
Articular bem os lábios ao falar a letra ou palavra (professora e aluno) com som e sem som.
Imitar vozes de animais, barulhos...
Atividades permanentes em sala:
Fazer no inicio da aula a rodinha para orar, contar historinha, cantar, conversar, fazer exercício físico ou dança, ler as fichas do nome...
Leitura dos cartazes na sala (alfabeto, números e formas, calendário, tempo...)
ATIVIDADES MATEMÁTICAS
As atividades acima podem ser adequadas com a matemática.
Outras sugestões: formação de grupos (noção de conjunto e numerais) (brincadeiras: Toca do coelho, formar grupo de 2, 3,5... vozes dos animais) alunos maiores, menores, meninas meninos, altos baixos, dentro fora, dois pulos, três pulos, palmas, pés, gritos, risadas...
Brincadeiras de rotina (conceitos): andem para frente, para trás, fique perto da lousa, atrás ou na frente da cadeira...
Noção de adição e subtração, cores: jogo dos prendedores de roupa: em um barbante ir pendurando os prendedores vermelhos + amarelos quantos ficaram ou tirando pra ver quantos restaram. Comparação de fichas coloridas para ver quantas faltam...
Formas geométricas (procurar na sala e em todos os lugares, trabalhar com sucatas, jogo da memória, pintura, colagem...
CIÊNCIAS E GEOGRAFIA: trabalhar com pintura, recorte, colagem
Sugestão: deitar um colega em cima de um papel grande, contornar desenhar todas as partes do corpo, colar papel no contorno com uma cor para cada parte, conversar sobre o tema. Depois escrever o nome completo do aluno, falar sobre a formação de sua família, sexo, idade, onde mora, o que gosta... Em seguida pedir uma ficha com os dados da criança (tudo sobre ela, identidade e preferências) para a professora ler em um dia marcado.
Outra sugestão: A pessoa mais linda e importante ( um espelho dentro de uma caixa para os alunos olharem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila