BEM VINDOS

Quem quiser continua visualizando meus trabalhos visitem: https://www.facebook.com/escolamariaodete.carneirosoares

10 de jun de 2010

MACRO PROJETO DA ESCOLA/ projeto anual




PROJETO: VIVENDO VALORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Equipe de Execução: Comunidade Escolar EMEF. Fernando Guilhon
PÚBLICO ALVO: Comunidade Escolar (funcionários, alunos, pais ou responsáveis)
vA ESCOLA:
A EMEF. Gov. José de Leão Guilhon foi inaugurada em janeiro de 1982, através do decreto nº 01 de 29/12/82, situada na rua Goiânia S/N, no Bairro da Terra Prometida. Atualmente possui cerca de 1200alunos divididos em quatro turnos, manhã, intermediário, tarde e noturno. Nossa Missão é: "Assegurar a qualidade de ensino de maneira crítica, para que nossos alunos possam participar da sociedade como verdadeiros cidadãos".
PERÍODO DE EXECUÇÃO: Ano de 2010
JUSTIFICATIVA:
Percebendo a desvalorização do ser humano, a perda da auto estima, faz se necessário o intenso trabalho sobre relacionamento interpessoal, valorizando a pessoa humana, reconhecendo a importância do outro para o nosso próprio crescimento.
A abordagem do tema gerador, através deste projeto parte da necessidade de aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento social, baseado na justiça e no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade. O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e tecnológico abrangendo a formação

humana, considerando a relevância do bem estar integral do individuo.
v OBJETIVOS:

ü Refletir os valores humanos na prática do dia a dia de um cidadão.
ü Refletir sobre posturas e atitudes comportamentais, relacionadas ao outro e ao meio ambiente.
ü Solucionar problemas sociais de forma humana, coerente e equilibrada.
ü Proporcionar a assimilação de valores através de atividades dirigidas.
ü Contribuir para o aprimoramento da convivência dos membros da comunidade escolar,
ü Valorizar e apreciar a pessoa humana.
ü Auxiliar o desenvolvimento pessoal e interpessoal.
ü Estimular a valorização de ações cooperativas, solidárias, de respeito ao outro e ao meio ambiente.
ü Sensibilizar a comunidade escolar da importância do exercício dos direitos e deveres para a pratica de um bom convívio social e preservação do meio ambiente.
v METODOLOGIA
Este macro projeto será executado na nossa comunidade durante o ano de 2010 dividido em micros projetos bimestral, visando o resgate e conscientização dos valores: amor, limpeza, compromisso, organização, responsabilidade, respeito, paz, cooperação, união e honestidade. Os valores serão distribuídos nos micros projetos com temas específicos que facilitarão o alcance dos objetivos almejados. Portanto este projeto será executado com os seguintes micros projetos:
· 1º bimestre: Aluno Educado. Patrimônio Preservado! Valores trabalhados: Organização e limpeza.
· 2º bimestre: Projeto de Integração Escola e Família. Valores trabalhados: amor, honestidade e união.
· 3º bimestre: Escola e Cidadania. Valores trabalhados: Compromisso e respeito.
· 4º bimestre: Ações do Pequeno Artista. Valores trabalhados: Cooperação, responsabilidade e paz.
Em cada bimestre será trabalhado dois ou três valores, porém durante todo o ano letivo será cobrado todos os valores.
As ações pedagógicas do PDE-Escola estarão incluídas nos micros projetos.
O lançamento do macro projeto será uma divulgação para a comunidade através do CARNAGUILHON e o bloco dos valores. Cada série representará um valor através de fantasias e faixas e toda a escola desfilará nas ruas dos bairros próximos à escola acompanhados de um carro som para divulgação do projeto: VIVENDO VALORES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Portanto, para que esse projeto seja assimilado e concretizado no âmbito escolar será necessário uma conscientização, acerca do que se quer alcançar com todos da comunidade escolar e por fim sistematizar todas as ações pedagógicas dentro dos micros projetos em anexo, os quais serão debatidos periodicamente no que diz respeito a sua aplicabilidade e adequação dos conteúdos do planejamento.
v CRONOGRAMA:
1º bimestre



Lançamento do projeto (12/02/2010)
CARNAGUILHON e os blocos dos valores.
PROJETO: ALUNO EDUCADO. PATRIMÔNIO PRESERVADO!
ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA.
2º bimestre

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA.
AMOR, HONESTIDADE E UNIÃO.
3º bimestre

PROJETO ESCOLA E CIDADANIA.
COMPROMISSO E RESPEITO.
4º bimestre

AÇÕES DO PEQUENO ARTISTA.
COOPERAÇÃO, RESPONSABILIDADE E PAZ.


v AVALIAÇÃO:

A avaliação será de forma contínua, através de observação e trabalhos avaliativos. Para tanto é necessário que todo o educador faça uma adequação de suas atividades com os temas dos projetos, contextualizando o cotidiano escolar e vivência do aluno.
O acompanhamento e outros registros que se fizerem necessário, levará em consideração os seguintes questionamentos:
Quais os conhecimentos adquiridos?
As questões levantadas foram esclarecidas?
Que mudanças de atitudes foram observadas?
Que crescimento os alunos tiveram?
A equipe poderá no decorrer dos projetos avaliarem suas ações reformulando, acrescentando ou subtraindo ações de acordo com a flexibilidade que todo projeto deve ter em razão de eventuais situações no contexto escolar.
Ainda
v REFERÊNCIAS
Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) da EMEF. Fernando José Leão Guilhon.
Projeto da Secretaria Municipal de Educação/2010 Vivendo Valores para o Exercício da Cidadania.

LANÇAMENTO DO PROJETO

CARNAGUILHON E OS BLOCOS DOS VALORES



Um comentário:

  1. Olá Professora Leila,
    Ao cumprimentá-la por esta postagem, quero expressar minha alegria de ver o trabalho de vocês compartilhando experiências e fazendo com que as pessoas que trabalham com educação possam ter um modelo de como trabalhar os valores com seus educandos.
    Comecei um trabalho que é meu maior desafio de vida: o de conscientizar uma comunidade que vive em situação de risco e vulnerabilidade social da importância de se viver os valores sociais. Procurando alguns modelos na internet, encontrei o seu; não vou copiar, mas pretendo tê-lo como uma das minhas bases de pesquisas.
    Um forte abraço a sua equipe, parabéns pelo trabalho.
    Maria Cristina Bispo
    Porto Alegre/RS
    c.bispofreitas@gmail.com

    ResponderExcluir

Seja Bem-vindo (a)

Podemos ser imortais!!!



Nossas ideias, nossas atitudes, nossa maneira de pensar e agir... passam a fazer parte daqules que aprendem conosco. E de uma certa forma eles são um pouco de nós.





É essencial para nossa vida repassar nossos "saberes"





É UMA MISSÃO.







Leila